Pós em Gerontologia – Início: Fevereiro/2019

Pós em Gerontologia – Início: Fevereiro/2019

As últimas décadas têm se mostrado com um crescimento contínuo e significativo de idosos a nível mundial. Em breve, o Brasil será o sexto país em número de idosos, o que requer mudanças cada vez mais especializadas no atendimento ao idoso. O curso de Especialização em Gerontologia tem por objetivo capacitar Profissionais de áreas diversas para o atendimento nos vários aspectos da qualidade de vida do idoso, bem como desenvolver habilidade de Gestão para projeção e execução de projetos para implantação de clínicas de longa permanência ou setor hospitalar para idosos, que venham promover o atendimento ao idoso de forma humanizada e especializada.

PÚBLICO ALVO

Todo e qualquer Profissional, com curso de Graduação completo, de áreas diversas, que almejam promover um atendimento Holístico e Especializado ao Idoso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Móduo I – Desenvolvimento Profissional 
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Bioética
  • Políticas Públicas
  • Legislação do Idosos
  • Processo de Envelhecimento Humano
  • Epidemiologia do Envelhecimento
  • Teorias do Envelhecimento
  • Interageracionalidade
Módulo II – Prevenção e Promoção à Saúde
  • Envelhecimento Ativo
  • Qualidade de Vida
  • Aspectos Clínicos em Geriatria
  • Atendimento Pré-Hospitalar
  • Promoção à Saúde
  • Educação Aberta à Terceira Idade
Módulo III – Reabilitação da Saúde do Idoso
  • Especialidades na Reabilitação Geriátrica
  • Reabilitação Geriátrica
  • Cuidados Paliativos
Módulo IV – Gestão em Geriatria
  • Conceitos de Qualidade em Saúde
  • Gestão de Risco e Segurança do Paciente
  • Serviços para Proteção dos Idosos
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Serviços de Atenção aos Idosos
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Projeto Final: Elaboração de um Projeto para Montar uma clínica de Longa Permanência ou Setor Hospitalar para Idosos).
CARGA HORÁRIA

360 hs de teoria + 50 hs de TCC = 410 hs

DURAÇÃO

12 meses – Turmas às terças-feiras do período noturno (das 19h30 às 22h30) e turmas aos finais de semana (Um sábado e um domingo por mês em finais de semana alternados (das 9h às 17h).

INVESTIMENTO

De 15 parcelas De R$ 360,00

Por 15 parcelas de R$ 300,00* Valor Promocional

de 18 parcelas De R$ 300,00

Por 18 parcelas de R$ 250,00* Valor Promocional

Matrícula de R$ 200.00  por R$ 100,00

*Valor válido até a data de vencimento do Boleto.

RECONHECIMENTO: Portaria MEC nº 45, de 24 de Maio de 2012.
Resolução CNE/CES nº 1, de 08 de Junho de 2007. Faculdade XV de Agosto. FAQ.

Conheça nossos Professores
William Malaguttii

Enfermeiro, Mestre em Educação, Administração e Comunicação, Especialista em Educação. pela Fiocruz/USP; Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família – Unifesp; Especialista em Gestão de Emergências em Saúde Pública – Hospital Sírio Libanês; Especialista. em Gestão de Vigilância em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Gestão Municipal – Unifesp – in curso, Especialista em Administração Hospitalar – Instituto de Pesquisas Hospitalares, IPH, Especialista em Licenciatura Universidade Mogi das Cruzes, SP , Pós Graduação em Gestão Pública pela Unifesp – In curso. Licenciatura em Enfermagem Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Coordenador e Professor da Pós Graduação Saúde Pública e ESF para Enfermeiros da Universidade Estácio de Sá e USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor convidado da Estácio de Sá em Cursos de Pós Graduação: Enfermagem Dermatológica, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Saúde Pública e ESF para Enfermeiros; Nutrição Pediátrica e Escolar, Segurança Nutricional. Professor convidado da Pós Graduação Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família do Centro Universitário São Camilo – SP nos cursos de Administração Hospitalar, Qualidade do Paciente, Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família. Professor convidado na Pós Graduação São Camilo – MA no Curso de Pós Enfermagem Dermatológica com ênfase em Feridas. Responsável Técnico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Interlocutor da área de Violência Supervisão de Vigilância em Saúde – Santo Amaro/Cidade Ademar. Participante da Comissão de Ética em Enfermagem – Coordenadoria Regional Sul da Secretaria Municipal de Saúde. Revisor de Diversos periódicos na área de Saúde: a) Gestão & Saúde da UNB ; b) Enfermagem Brasil, SP; Reuol – Revista de Enfermagem on Line – UFPE; JPMHC – Journal Primary Managment Health Care – RJ; Enfermeria Global – Universidad de Murcia Espanha; Revista Cubana de Enfermeria – Espanha. Organizador de diversos livros na área de saúde com enfoque na enfermagem. Palestrante nacional e internacional. Atuação em Hospitais Privados – HAOC – Osvaldo Cruz, HIAE – Hospital Albert Einstein e Equipamentos Públicos de Saúde : Hospitais – Assistência, Gestão e Ensino com vivência de 30 anos nesta áreas.

Ana Cristina Orlando Gargalac

. Administração de empresas – Universidade Metodista de Ensino (conclusão 1987)
. Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Metodista de Ensino (conclusão 2002)
. MBA Gestão em Saúde pela Strong – Fundação Getúlio Vargas (conclusão 2004)

– Experiência profissional de 30 atuando nas áreas de Qualidade e Segurança, Organização e Métodos e Processos, atuando principalmente na saúde e na indústria. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:
– Gerenciamento da área de Qualidade, com experiência em implantação de certificações ONA, Acreditação Canadense QMENTUM, CQH, PPQG, FNQ e ISO 9000
– Gerenciamento de riscos na saúde
– Coordenação e acompanhamento do Planejamento Estratégico e BSC
– Implantação de gerenciamento de processos
– Reengenharia de processos
– Gerenciamento documentação
– Gerenciamento fluxo notificações perante Anvisa
– Gerenciamento Ouvidoria e Atendimento ao Cliente

Marisa Garcez Rodrigues Catarino

Vinte e oito anos de experiência profissional atuando principalmente nas áreas do segmento saúde. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:
– Gerente Administrativo
– Gestora de Hospitalidade
– Gestão de SAC, Ouvidoria (incluindo satisfação do cliente médico e paciente)
– Coordenação de processo de desospitalização ( pacientes de longa permanência )
– Supervisão da área corporativa da regional São Paulo Rede D’or de Ouvidoria, Atendimento, Higiene e Nutrição
– Coordenação do grupo de Humanização
– Coordenação do grupo de Projetos Hoteleiros
– Professora curso de MBA em Gestão de Saúde Medicina ABC
– Professora curso universitário Tecnologia Gestão Hospitalar – Anhanguera
– Formada em Administração, com Pos Graduação em Gestão de Serviços pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atribuições gerais:

Implantação do modelo de Ouvidoria com pessoal de linha de frente nos hospitais da filial São Paulo Rede D’or
Coordenação, em conjunto com a Gerencia de Hotelaria do Concierge dos Hospitais de São Paulo.
Coordenação das equipes de atendimento e higiene dos hospitais, buscando a padronização dos hospitais da rede, bem como o ajuste com as exigências da acreditação vigente no hospital e requisitos de segurança do paciente.
Implantação e coordenação do grupo de Desospitalização de pacientes de longa permanência.
Coordenação conjunta do grupo de Projetos Hoteleiros e Humanização
Implantação e coordenação do grupo de tratamento e acompanhamento das reclamações junto aos gestores
Participação no treinamento de Enfermagem com o propósito de despertar a importância do cuidar (Com relação a dar atenção ao paciente/acompanhante);
Participação no Grupo NAGEH – CQH com foco no desenvolvimento de indicadores de qualidade, (participação mensal);
Sensibilização dos colaboradores para o comprometimento com a cultura de qualidade;
Atuação em conjunto com as áreas envolvidas na avaliação e tratamento de todas as solicitações encaminhadas pelos pacientes, mantendo como canal de comunicação e devido retorno os contatos via e-mail telefônicos / pessoalmente;
Fornecimento aos gestores todas as informações relacionadas om as reclamações / solicitações, utilizando software específico para organizar as informações, propiciando dessa forma a possibilidade para tomada de decisão e melhoria no atendimento;
Responsável pelo objetivo estratégico Satisfação do Cliente com acompanhamento de indicadores e iniciativas.
Implantação de normas e check list voltados à Hotelaria/ Ouvidoria e Atendimento.
Participação nas avaliações do PPQG – ciclos 2007, 2008 e 2009 – Hospital Brasil
Participação nas avaliações ONA – de 2006 a 2011 dos Hospitais Brasil e São Luiz
Elaboração de documentação necessária à Joint Comission referente a Hotelaria/ Atendimento e Ouvidoria – Hospital São Luiz
Responsável pela entrega de prontuários e relatórios aos pacientes.



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