MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente – Turma de FDS ou Noturno – Início em Fevereiro/19

MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente – Turma de FDS ou Noturno – Início em Fevereiro/19

O Objetivo do curso de MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente é capacitar o Profissional da saúde a desenvolver ações voltadas à segurança do paciente, avaliações e ações de melhoria contínua nas diversas áreas hospitalares, levando em conta conceitos e ferramentas da qualidade e gestão da performance.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da área da Saúde que se interesse em atuar com qualidade e segurança do paciente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Qualidade: Conceitos Gerais e sua aplicabilidade na Saúde
  • Gestão Estratégica em Saúde
  • Gerenciamento de Custos e Auditoria de Contas em Serviços de Saúde
  • Gestão de Riscos e Segurança do Paciente
  • Gestão por Processos
  • Gestão por Performance
  • Metodologias Nacionais e Internacionais de Certificações em Saúde
  • Estatística Aplicada à Gestão da Qualidade
  • Ferramentas de Gestão da Qualidade
  • Lean e Seis Sigma
  • Qualidade no Atendimento e Direitos dos pacientes e seus familiares
  • Experiência do Paciente e Humanização em Saúde
  • Dilemas Éticos em Saúde
  • Desenvolvimento, Qualificação de Profissionais e Cultura Justa
  • Qualidade e Questões Socioambientais
  • Controle de Infecção Hospitalar
  • Gerenciamento da  Cadeia Medicamentosa
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo)
CARGA HORÁRIA

360 hs

DURAÇÃO

12 meses – Turma aos finais de semana (1 sábado  e 1 domingo seguidos por mês das 9h as 17h)

12 meses – Turma às terças-feiras à noite (das 19h30 às 22h30)

INVESTIMENTO

Matrícula de R$ 200,00 por R$ 100,00

15 Parcelas de R$ 400,00* ou

18 Parcelas de R$ 350,00*

*Valor válido até a data de vencimento do Boleto.

RECONHECIMENTO: Portaria MEC nº 65 de 17 de Abril de 2017.
Resolução CNE/CES nº 1 de 08 de junho de 2007. Faculdade Gennari & Peartree. FGP.

Conheça os Professores:
Ana Cristina Orlando Gargalac

. Administração de empresas – Universidade Metodista de Ensino (conclusão 1987) . Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Metodista de Ensino (conclusão 2002) . MBA Gestão em Saúde pela Strong – Fundação Getúlio Vargas (conclusão 2004)– Experiência profissional de 30 atuando nas áreas de Qualidade e Segurança, Organização e Métodos e Processos, atuando principalmente na saúde e na indústria. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se: – Gerenciamento da área de Qualidade, com experiência em implantação de certificações ONA, Acreditação Canadense QMENTUM, CQH, PPQG, FNQ e ISO 9000 – Gerenciamento de riscos na saúde – Coordenação e acompanhamento do Planejamento Estratégico e BSC – Implantação de gerenciamento de processos – Reengenharia de processos – Gerenciamento documentação – Gerenciamento fluxo notificações perante Anvisa – Gerenciamento Ouvidoria e Atendimento ao Cliente

Thamara C. Petrella Saweljew
  • Bacharel em Enfermagem pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Especialista em Educação Profissional em Enfermagem pelo INTESP São Paulo
  • MBA Executivo em Gestão Hospitalar pela POSFGF e graduanda (em processo de conclusão) do curso de MBA em Gestão de Serviços em Saúde pela FGV.

Atua como enfermeira consultora da Qualidade pela Rede D’or São Luiz, representando a Regional São Paulo, exercendo atividades voltadas à gestão de riscos, mapeamento de processo, implantação e acompanhamento dos processos de certificação (ONA, Qmentum e JCI), auditorias técnicas/clinicas, desenvolvimento e aplicação das ferramentas de gestão da qualidade, realização de oficinas e reuniões de alinhamento das diretrizes organizacionais, bem como, gestão de indicadores (técnico).

Eliete Nunes Fernandes

MBA Executivo em Saúde pela Strong – Fundação Getúlio Vargas
– MBA em Finanças pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul
– Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade IMES – São Caetano do SulAtualmente – Supervisora de Credenciamento no SANTO ANDRÉ PLANOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA
Análise de impacto dos reajustes, regularização dos contratos com os prestadores de acordo com as normas da ANS;
Análise de insuficiência de rede para credenciamentos de serviços e procedimentos; trabalho de melhora no relacionamento com os prestadores, responsável pelas queixas dos beneficiários em relação a rede credenciada.
Atualmente – Supervisora de Gestão Hospitalar no HOSPITAL IFOR Departamento Comercial – Análise de mercado, novos credenciamentos, novos negócios, revisão de contratos, solicitações de reajustes, análise de impacto, inclusão de novas taxas e extensões de credenciamento, negociações de materiais de consumo e medicamentos.
– Reuniões com objetivo de estreitar relacionamentos;
– Treinamentos de mudanças de rotinas ou implantação de novas operadoras de saúde.
– Foi Assistente Administrativo no HOSPITAL E MATERNIDADE BRASIL S/A
– Últimos setores de atuação: Auditoria Médica, Pronto Atendimento e Hotelaria. Realizando indicadores de gestão; escalas de médico; atendimento a pacientes para reclamações; atendimento aos auditores dos convênios; planilhas de custos com irrecuperáveis da Governança e planilhas com índice de evasão e descarte dos os enxovais para controle da utilização.Destaques:* Análise do Custo da Diária Hospitalar, através do Custeio por Absorção, inclusive sendo tema de Trabalho de Conclusão de Curso no MBA em Finanças;
* Tema de Trabalho de Conclusão de Curso na FGV: Relação entre -Operadoras de Planos de Saúde e Prestadores de Serviços.
* Elaboração de Curva ABC dos procedimentos cirúrgicos, por médico, por convênio e por valor da conta, separando as cirurgias em pequeno, médio e grande porte (de acordo com conceitos da própria empresa).
* Elaboração de pacotes cirúrgicos Ortopédicos. Também responsável por controlar os custos e analisar os resultados dos pacotes.
* Elaboração de Projeto a uma grande empresa da região, para abertura de filial dentro da fábrica. Parceria que ocorre há mais de 6 anos.
* Setor de Internação – Organização operacional do setor, melhorando relacionamento entre clientes internos, diagnosticando os problemas com cirurgias suspensas e transferidas, tomando ações para sua redução. Sempre com indicadores e gráficos para melhor visualização do desempenho do setor.
* Setor de OPME – Setor responsável por solicitar e elaborar orçamentos de materiais de síntese e próteses; agendar os materiais para as cirurgias.
* Hotelaria – Setores: Nutrição, Higienização, Lavanderia e Rouparia – Gestora dos contratos das empresas de Nutrição, Higienização e Lavanderia.
Implantado enxoval próprio, com elaboração de Projeto contendo dentre outras informações, a comprovação da redução dos custos em relação ao enxoval locado.
Treinamentos comportamentais às equipes de apoio.

Marisa Garcez Rodrigues Catarino

Vinte e oito anos de experiência profissional atuando principalmente nas áreas do segmento saúde. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:
– Gerente Administrativo
– Gestora de Hospitalidade
– Gestão de SAC, Ouvidoria (incluindo satisfação do cliente médico e paciente)
– Coordenação de processo de desospitalização ( pacientes de longa permanência )
– Supervisão da área corporativa da regional São Paulo Rede D’or de Ouvidoria, Atendimento, Higiene e Nutrição
– Coordenação do grupo de Humanização
– Coordenação do grupo de Projetos Hoteleiros
– Professora curso de MBA em Gestão de Saúde Medicina ABC
– Professora curso universitário Tecnologia Gestão Hospitalar – Anhanguera
– Formada em Administração, com Pos Graduação em Gestão de Serviços pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atribuições gerais:

Implantação do modelo de Ouvidoria com pessoal de linha de frente nos hospitais da filial São Paulo Rede D’or
Coordenação, em conjunto com a Gerencia de Hotelaria do Concierge dos Hospitais de São Paulo.
Coordenação das equipes de atendimento e higiene dos hospitais, buscando a padronização dos hospitais da rede, bem como o ajuste com as exigências da acreditação vigente no hospital e requisitos de segurança do paciente.
Implantação e coordenação do grupo de Desospitalização de pacientes de longa permanência.
Coordenação conjunta do grupo de Projetos Hoteleiros e Humanização
Implantação e coordenação do grupo de tratamento e acompanhamento das reclamações junto aos gestores
Participação no treinamento de Enfermagem com o propósito de despertar a importância do cuidar (Com relação a dar atenção ao paciente/acompanhante);
Participação no Grupo NAGEH – CQH com foco no desenvolvimento de indicadores de qualidade, (participação mensal);
Sensibilização dos colaboradores para o comprometimento com a cultura de qualidade;
Atuação em conjunto com as áreas envolvidas na avaliação e tratamento de todas as solicitações encaminhadas pelos pacientes, mantendo como canal de comunicação e devido retorno os contatos via e-mail telefônicos / pessoalmente;
Fornecimento aos gestores todas as informações relacionadas om as reclamações / solicitações, utilizando software específico para organizar as informações, propiciando dessa forma a possibilidade para tomada de decisão e melhoria no atendimento;
Responsável pelo objetivo estratégico Satisfação do Cliente com acompanhamento de indicadores e iniciativas.
Implantação de normas e check list voltados à Hotelaria/ Ouvidoria e Atendimento.
Participação nas avaliações do PPQG – ciclos 2007, 2008 e 2009 – Hospital Brasil
Participação nas avaliações ONA – de 2006 a 2011 dos Hospitais Brasil e São Luiz
Elaboração de documentação necessária à Joint Comission referente a Hotelaria/ Atendimento e Ouvidoria – Hospital São Luiz
Responsável pela entrega de prontuários e relatórios aos pacientes.

Patricia Aparecida Esteves Pagassini

Farmacêutica com experiência profissional desenvolvida em gestão na área da saúde. Atua há 17 anos como gestora administrativa em laboratórios e Farmácia Hospitalar; Implantação de processos de Segurança e Qualidade ONA e Qmentum, Criação e gestão de indicadores de produção e clínicos, Redução de custos, Gestão de pessoas, Treinamento de equipes, Manipulação de Injetáveis, Fracionamento, Gestão de Estoques, Gestão de Farmácia Clínica, Gestão de Arsenais, Farmacovigilância, Desenvolvimento de Protocolos e Manuais Operacionais, Auditoria Clínica.

 Olgair Almeida de Jesus
  • Graduação em Enfermagem – UNIABC  concluída em 1998
  • Pós  Graduação em   Administração – São Camilo – concluída em 1999
  • Pós graduação em  UTI –  UNIABC – concluída em 2001
  • Pós Graduação-  CCIH –  Faculdades Hoyler  – concluída em 2002-2003
  • Pós  Graduação – Gestão de Resíduos- Ambience – concluída em 2004
  • MBA em Gestão em CCIH e CME  – UNESP – concluída em 2008

Atuação como Coordenadora de SCIH

Atua como Consultora de Qualidade na área de saúde na Empresa ORLO´s

Principais responsabilidades:         

  • Responsável Técnica pela Gestão de Resíduos
  • Responsável pelo desenvolvimento dos programas relacionados ao Serviço de Controle das Infecções Hospitalares
  • Desenvolvimento de Protocolos
  • Desenvolver e analisar indicadores de gestão relacionados ao SCIH
  • Desenvolver monitorar e gerenciar as ações voltadas aos programas de Higiene de Mãos
  • Educação em Serviços das equipes técnicas assistências com foco no controle das IRAS
  • Gerenciar protocolos clínicos voltados para o controle das Infecções
  • Gerencias ações que implicam nas vigilâncias epidemiológicas e sanitárias.
  • Avaliar insumos médicos hospitalares nas comissões de padronização.
  • Corresponsabilidade técnica dentro do CME
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de infraestruturas com ênfase no Controle das Infecções Hospitalares
  • Acompanhamento dos processos de lavanderia e de Higiene e limpeza, Nutrição, farmácia e laboratório
  • Visitas Técnicas gerenciadas pelos roteiros de certificadoras de Qualidade



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Comments

  1. Karen Vicente dos santos Says: março 22, 2017 at 8:12 pm

    Quem já fez pós graduação na faculdade 15 de tem direito há descontos. Quais os dias de curso.

    • Olá, Karen!
      O MBA de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente será aos finais de semana, com aula 2 sábados por mês das 9 às 17 h.
      Quanto ao desconto, venha conversar conosco pessoalmente!!

      Um grande Abraço.
      Equipe Instituto Cleber Leite

  2. NAO SERIA POSSIVEL FAZER ESSE CURSO UM SABADO POR MES?

  3. Boa Tarde, Gostaria de saber qual o dia de início do curso

    • Olá Lara, o curso de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente já teve início, mas ainda temos turma aberta para inicio em Setembro.
      Entre em contato para mais informações. Abraços

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